Uso coletivo ou compartilhado é quando a profissional utiliza a mesma cera em várias clientes. Sabe como? Ela abastece uma termocera, ou um recipiente qualquer, algumas usam um caneco. O produto que sobra dentro do recipiente a profissional não joga fora, ela faz o reuso para depilar outra cliente, geralmente completam com mais cera. Isso é nojento e perigoso para sua saúde!
Tem também o aparelho roll-on, que possui um rolamento que se entrar em contato com a pele, contamina toda a cera que está dentro do refil. Algumas pessoas foram contaminadas por fungos e ficaram com manchas definitivas nas pernas, após a depilação com o roll-on. Infelizmente a depiladora utilizou o mesmo refil, com produto que havia sobrado de outra cliente.
Se você prestar mais atenção no procedimento verá que não é brincadeira! Quando a profissional passa a espátula na pele da cliente e volta para pegar mais dentro do recipiente é obvio que o produto que está lá dentro fica contaminado. Imagine como o produto fica após uma depilação de intima completa!!! Consegue imaginar quantos microrganismos estão nessa cera?
A verdade é que este tipo de conduta sempre foi comum, até mesmo nos cursos de depilação. Porém o fato é que nos dias atuais isso se tornou um risco para a sua saúde. Porque correr um risco tão grande?
O produto contaminado se for usado em outra pessoa pode levar a contaminação cruzada, transmitir doenças como HPV e Hepatite, infecções de pele como micoses e até mesmo infecção urinária.
É triste que “algumas” profissionais e estabelecimentos de depilação se preocupem somente com o lucro financeiro e nenhum pouco com o cliente. Isso é uma tremenda falta de amor pelo próximo!
São tantos casos de pessoas que já foram contaminadas durante uma depilação e infelizmente o prejuízo financeiro e emocional fica para essas pessoas. Algumas conseguiram identificar o causador do problema e buscaram a solução procurando outro local para se depilar. Mas, em geral o que acontece é que quando uma mulher descobre que está contaminada com HPV, ela logo desconfia do parceiro, jamais da depilação. Outras, sofrem com infecção urinária recorrente e candidíase e nem mesmo cogitam a possibilidade de estarem sendo contaminadas na depilação. Muitas vezes é realizado a depilação de virilha e lateral anal em uma cliente e com a mesma cera fazem outra cliente. Acreditem! Já, ouvimos casos em que pessoas pegaram no buço um fungo que só tem no ânus.
Esqueçam essa história que a Cera por ser quente mata as bactérias. Isso não é verdade!
Existem bactérias que se proliferam na temperatura morninha da cera. Nenhuma cera pode ser esterilizada, porque para matar todas as bactérias ela deveria ser aquecida a 100 graus e nessa temperatura o produto perde a aderência.
Outra coisa... Guardar a cera para te depilar depois? Para né, amiga! Suas bactérias também se proliferam.
Toda cliente deve se tornar uma fiscal da saúde!
Na pele existem bactérias, muitas vezes sangra durante a extração, mesmo em áreas como pernas existe sangramento, são micropartículas de sangue que na maioria das vezes é imperceptível. O procedimento é realizado com uma espátula, que entra em contato com a pele e com a cera. Cada vez que a depiladora passa a espátula na pele da cliente e volta no recipiente (termocera, caneco ou potes) para pegar mais produto, ela contamina o produto com micro-organismos. E como já falamos, se for o roll-on e houver contato com a pele, também haverá a contaminação.
Fiscalize sua depiladora e o estabelecimento onde você se depila. Não se deixe enganar pela aparência, kits de descartáveis impressionam, mas não é tudo. EPis, utensílios descartáveis e esterilizados são obrigatórios.
O que você como cliente precisa entender e ficar atenta é ...
1 - O vilão escondido e que a maioria das pessoas não notam é a cera que está dentro do recipiente (termocera, roll-on, caneco, etc.).
2 - A cera que está sendo usada para te depilar é nova? A depiladora separou uma quantidade só para você? A cera DEVE SER sempre nova e o que sobrar dentro do refil DEVE SER descartado após a depilação de cada cliente.
3 - O recipiente (caneco, termocera, etc) está limpo, sem resíduo de cera de outras depilações? Se estiver sujo, está contaminado com microrganismos de outras pessoas. Você comeria num prato sujo? Pense nisso!
4 - No final da sua depilação peça para a depiladora jogar fora na sua frente o que sobrou dentro do recipiente. Se ela não jogar ou descartar em outro lixo, acredite amiga... Ela vai reusar o produto. Triste né?
Entenda, que nem todos os lugares e profissionais são antiéticos. Você só precisa encontrar o lugar certo. Onde exista transparência no procedimento, onde você veja a profissional manipulando o produto na sua frente. Ok?
A Pommes Depilação desde 2011 levantou uma Bandeira e você pode levantar também... Diga Não ao Uso Coletivo de Cera!
5 RAZÕES PARA VOCÊ PREFERIR DEPILAÇÃO MÉTODO POMMES
100% Segura, cumpre com as normas de Biossegurança, totalmente livre de contaminação cruzada. A cera é individualizada em porções para cada cliente em recipientes limpos e higienizados;
80% MENOS DOR que os outros métodos;
A cera é hidrossolúvel, ecologicamente correta, dissolve na água não agredi o meio ambiente;
Cera Vegana, de camomila, não contém BREU, não agride a pele, adere aos pelos sem aderir na pele, não deixa resíduos para obstruir os poros, aumentar o encravamento ou manchas;
Hipoalergênica, não causa alergias e irritações.
Método Pommes®, Depilação não é tudo igual!
Pommes Centro de Estética e Depilação
A melhor depilação, as melhores profissionais, ambiente limpo e agradável, salas climatizadas.
Rua Marechal Deodoro, 218 - São Caetano do Sul