top of page

O que é peeling químico e para que serve? Mitos e Verdades!

Atualizado: 19 de abr. de 2020



Quem nunca fez uma escolha errada acreditando que iria economizar? Já ouvimos muitas histórias de pacientes que vieram de outras clínicas de estética, insatisfeitos com o tratamento. Por isso, vamos conversar sobre um assunto muito sério. Gente, quando se trata da nossa saúde, o prejuízo pode ir muito além. Principalmente se tratando de um procedimento como Peeling Químico.


Esfoliação química não é um conceito novo. Na verdade, a esfoliação química remonta aos tempos do Egito antigo. Egípcios usavam fitas abrasivas feitas com alabastro, mel e leite azedo. Eles estavam usando ácido láctico, mesmo naquela época. Os gregos também utilizavam técnicas de peeling facial combinando calcário, mostardas e sulfetos.


O tratamento de Peeling Químico é um dos mais procurados pelas mulheres em clínicas de estética. Houve um crescimento muito grande na procura por este tipo de tratamento, justamente pelos benefícios proporcionados. Mas, você sabe para que serve o peeling químico e quais os tipos existentes?


Pois bem, com este artigo, você estará ciente de tudo que estiver relacionado ao peeling químico e quais cuidados deve-se ter ao realizar o tratamento.


O que é peeling químico e para que serve?


A palavra peeling é originada do inglês “to peel”, que significa descamar ou descascar. O objetivo do procedimento é renovar as células da pele por meio da descamação, sendo um método seguro e eficaz, além de ser um dos procedimentos estéticos mais procurados no Brasil.


O peeling é um tratamento não invasivo muito eficaz para rugas, manchas, marcas de expressão, cicatrizes de acne e até mesmo para controle da oleosidade. Este tratamento pode ainda reverter alguns quadros, como perda de elasticidade e sinais de envelhecimento precoce. É um tratamento estético realizado com a aplicação de ácidos sobre a pele para retirar as camadas danificadas e promover o crescimento de uma camada lisa. Geralmente, dependendo do tipo de peeling químico, a técnica pode ser utilizada na pele do rosto, mãos e pescoço.


Quais são os tipos de peeling?


O peeling pode ser de dois tipos: físico ou químico.


O Peeling Físico se dá por meio de agentes que induzem a descamação mecânica, desde pequenos equipamentos e cremes abrasivos até aparelhos que realizam uma microabrasão na pele por fluxo de cristais – peeling de cristal – ou de pontas de diamantes – peeling de diamante. Alguns dos benefícios podem ser observados logo após uma única aplicação.


Peeling Químicos, são feitos com a aplicação de agentes químicos, como os ácidos salicílico, glicólico e retinóico, que removem as camadas superficiais da pele, para que depois ela se regenere com uma aparência melhor. Eles são utilizados para a atenuação de rugas, manchas e, também, no auxílio do tratamento de cicatrizes de Acne.


Os principais tipos de peelings químicos são:


Peeling químico superficial: remove a camada mais externa da pele, sendo ótimo para clarear manchas e retirar marcas de acne ou rugas superficiais;


Peeling químico médio: são utilizados ácidos que removem a camada externa e média da pele, sendo utilizado para tratar acne e rugas mais profundas;


Peeling químico profundo: remove as camadas de pele até ao nível interno, sendo recomendado para casos de pele danificada pelo sol e outras cicatrizes, como as de acne ou acidentes.

Os resultados do peeling químico podem ser vistos à partir da segunda sessão de tratamento, e nesse período é aconselhado o uso de um bom creme hidratante e filtro solar, pois a pele fica muito sensível, avermelhada e com tendência a descamar.



Quais os benefícios do peeling e como ele age?


Diferentes tipos de peelings podem agir na sua pele de maneiras distintas, por isso, deve-se procurar um profissional capaz de identificar sua necessidade e indicar o peeling mais adequado.


O peeling superficial atinge apenas a epiderme e é indicado para o tratamento de manchas e melasma, além de prevenir cravos e espinhas. Já o peeling médio é indicado para amenizar rugas e marcas mais profundas. Muito eficaz para peles maduras e na correção de sinais de acne. O peeling profundo é feito em clínicas médicas, com anestesia e o acompanhamento necessário para garantir que a química utilizada não caia na corrente sanguínea do paciente e também para que ele não sinta dor durante o procedimento. O que pode dar errado ao usarmos ácidos mais agressivos? Muita coisa pode dar errado. A esfoliação química realizada de maneira inadequada pode ter inúmeros efeitos colaterais, como eritema, irritação, bolhas, queimadura, inchaço, alterações na pigmentação, sensibilidade ao sol, cicatrizes e infecção. Um bom peeling diário, como BIO-WHITENING SERUM CLAREADOR FACIAL, que atua na camada superficial, é capaz de amenizar manchas, rugas, sinais e lesões, melhorando a aparência da pele.


Cuidados antes e após o peeling


Alguns tipos de peelings requerem cuidados prévios que podem interferir diretamente nos resultados finais do procedimento, então prepare sua pele com nossas dicas de cuidados pré e pós peeling.


Durante o tratamento, o uso de proteção solar é obrigatório, lembre-se que o peeling vai afinar a pele deixando-a mais exposta aos raios solares, por isso proteção é indispensável dê preferência a protetores solares para peles sensíveis. Após o peeling, utilize sabonetes neutros e um hidratante a base de camomila ou ativos calmantes, como Bio Dermaroma Phyto Composto Calmante, mantenha a pele hidratada durante todo o dia, reaplicando o hidratante e também o filtro solar.


É preciso esclarecer que este tipo de tratamento somente pode ser feito por profissionais qualificados.


Mitos e verdades sobre o peeling


Procedimentos estéticos estão sempre rodeados de mitos, por isso vamos esclarecer alguns sobre o peeling.

– Só o rosto pode receber o peeling químico? Isso é um mito, já que qualquer área do corpo que contenha manchas ou sinais de envelhecimento e acne pode ser tratada com ele. No entanto, o procedimento é bastante utilizado no rosto, proporcionando rejuvenescimento facial.

– O peeling pode ser feito apenas no inverno? É mais recomendado que você faça o tratamento nessa época do ano pois a exposição solar é menor, já que não vamos à praia ou piscina com frequência. Após o peeling químico, por exemplo, é recomendado evitar a exposição ao sol, o que é mais difícil no verão. No entanto, nada impede que você faça em qualquer época do ano desde que tome os devidos cuidados, como o uso de protetor solar de alto FPS.


Como evitar complicações com peelings químicos

Os meses do outono e inverno são os ideais para renovação da pele, especialmente para aqueles clientes que abusaram do sol nos meses de verão. Embora a esfoliação da pele seja um processo que ocorre naturalmente, a maioria dos tipos de pele precisa de uma ajuda extra.

Nossa pele se renova naturalmente a cada 28 dias, porém, com a idade, este ciclo fica mais lento, o que deixa a pele sem brilho e com aparência cansada. O uso regular de esfoliantes elimina as células mortas da camada escamosa, estimula a produção de colágeno e melhora a elasticidade. Quando a pele é esfoliada, ela é forçada a criar novas células, que se revelam com uma aparência mais bonita e saudável.

E quando se fala em renovação celular, os peelings químicos são os recursos mais seguros e eficazes para conseguir ótimos resultados, desde que aplicados corretamente. Por outro lado, se feitos de forma incorreta, o profissional pode, inadvertidamente, causar danos à pele do cliente.


Ter uma pele bonita e bem cuidada é fácil e possível, porém requer investir em você, com alguns cuidados diários e um bom tratamento estético. Na Pommes Estética você encontra o melhor tratamento de clareamento de pele. O Clari Pommes é um protocolo exclusivo, que associa o peeling químico superficial a outros ativos incríveis. O tratamento, promove os seguintes resultados...

- Reduz a cicatriz causada pela acne

- Promove a renovação celular, deixando a pele mais bonita e macia

- Reduz as manchas de sol e melasma

- É excelente para eliminar rugas

- Há a redução da oleosidade

- Realiza o clareamento das sardas

- Previne espinhas

A Pommes Estética oferece tudo que você mais deseja em um centro estético, aqui você encontra tudo que há de mais avançado em tratamentos estéticos além de contar com profissionais qualificados e especializados. Tudo isso para alcançarmos os melhores resultados.

Pommes Estética e Depilação

Você merece esse carinho!

1.317 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-1.png
bottom of page