top of page

Vitamina C e seus benefícios para a pele...

Atualizado: 5 de dez. de 2019



Você já ouviu falar sobre vários dos benefícios da Vitamina C e ainda assim, esta cheia de dúvidas?

Vamos explicar tudo que você deve saber sobre o uso tópico da vitamina C.

Muitos pensam que a vitamina C só é indicada para prevenir resfriados e nada tem a ver com a beleza, mas, na verdade, sua versão de uso tópico (cosméticos) é capaz de destruir os radicais livres (partículas invisíveis que causam o envelhecimento). O ativo também revitaliza a pele por meio da regeneração celular e uniformiza o tom da cútis, amenizando o aspecto das manchas. A vitamina C possui várias funções fisiológicas na pele, entre elas, a formação de colágeno presente no tecido conjuntivo e na epiderme e a inibição da síntese de melanina. Isso aumenta a capacidade de retenção hídrica da pele, bem como sua elasticidade, atenuando as rugas.

Como a vitamina C deve ser usada?

O poder de proteção contra o envelhecimento da vitamina C é indiscutível. É o princípio ativo mais eficaz depois do ácido retinoico, em se tratando de tópicos. Ela combate os radicais livres e melhora as defesas da pele, pois fortalece a imunidade das células cutâneas. Por ter ação hidratante e aumentar o tônus facial, não precisa necessariamente ser usada com outro produto. A aplicação regular da vitamina C tópica é muito útil para a prevenção do desgaste cutâneo em suas diversas formas, por isto o ideal é ser usada durante o dia.

Podemos aplicá-la no rosto, colo, pescoço, mãos, enfim, em qualquer parte do corpo, pois ela é um cosmecêutico terapêutico para toda a pele corporal. Devemos utilizá-la também nas pálpebras superior e inferior onde nossa pele tem menos proteção (por ter menos camada córnea) e onde normalmente as pessoas pensam que não se deve passar produtos.

Pode-se expor ao sol após aplicação da vitamina C?

Sim, ela não é fotossensível e o efeito preventivo também é intenso, mas recomenda-se o uso do protetor solar 20 minutos após a aplicação da vitamina.

Muitos cremes atuais vêm com a vitamina C microencapsulada, o que a protege da degradação muito recorrente na sua forma simples. Nesta apresentação a absorção é maior e o resultado é melhor. Existem bons cremes industrializados que conseguem conter o ativo até 20 %, o que é bastante eficaz para uso tópico.

Existem efeitos colaterais ou reações ao uso da vitamina C?

A vit C é extremamente frágil. É um ativo muito vulnerável, isto é, ao menor contato com o ar se oxida e tem suas propriedades alteradas, o que reduz sua eficácia. A oxidação do ativo não apenas compromete seu efeito como pode trazer danos à cútis. Quando oxidada, por conta do contato com o meio ambiente, ela se torna inativa e, nesse caso, se transforma em um agente oxidante que traz ainda mais radicais livres para a pele. Vale lembrar que não é bom armazenar o frasco em ambientes úmidos e quentes. Fora isso, o máximo de efeito colateral que ela pode provocar é uma leve ardência nos primeiros dias de uso, proveniente de seu ácido ascórbico.

É indicada para qualquer tom de pele e para pessoas de qualquer idade. Pode ser usada com tranquilidade em peles com fototipo alto e em adolescentes com pele oleosa e acneica.

É um dos ativos cosméticos que mais tem publicações científicas comprovando seus efeitos benéficios para a pele.

A Pommes Estética oferece tratamentos com Vitamina C que foi elaborado utilizando conceitos de biotecnologia e nanotecnologia para combater os efeitos do tempo sobre a pele. Com formula base rica em Vitamina C nanoencapsulada e Ultraspheres de Retinol associada a nutrientes e Vitamina A e E. Oferece resultados rápidos, diferenciados e eficazes, rejuvenescendo, revitalizando e clareando a pele, devolvendo sua vitalidade e luminosidade.

Pommes Estética e Depilação

Você merece esse carinho!


832 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-1.png
bottom of page