A ginecomastia é muito comum e pouco discutido, porque geralmente as pessoas costumam enxergar como uma situação embaraçosa, por conta da vergonha e do constrangimento.
Esta condição gera muitas perguntas. Por exemplo, sobre como diferenciar se o aumento das mamas masculinas realmente é ginecomastia ou pseudoginecomastia, também conhecida como lipomastia, que é gordura nas mamas.
Esse questionamento é bastante comum entre os homens. Afinal, alguns deles desenvolvem esse aumento das mamas como resultado de desequilíbrios hormonais, enquanto outros têm apenas gordura.
Ambos os casos podem impactar igualmente na autoestima e autoconfiança masculina. Contudo, é importante saber a diferença, principalmente para que o tratamento correto seja feito.
Ginecomastia ou gordura: quais são as diferenças?
As mamas masculinas são constituídas por dois tecidos, o fibroglandular e o adiposo. No caso da ginecomastia, ocorre o aumento do tecido glandular e/ou de ambos. Já o excesso somente de tecido adiposo, isto é, da gordura, é uma condição conhecida como pseudoginecomastia.
Normalmente, a causa da ginecomastia é um desequilíbrio hormonal, que pode ser de origem:
Fisiológica: causada pelas alterações no próprio organismo;
Patológica: causada por alguma doença ou como efeito colateral do uso de algum medicamento ou substância;
Ou causada por fatores desconhecidos.
Já a causa da pseudoginecomastia é pura e simplesmente o acúmulo de gordura. Dessa forma, o excesso de células de gordura começa a se acumular na área da mama. Consequentemente, essa é uma condição que pode acometer homens com sobrepeso, mesmo que não sejam obesos.
Para saber se é ginecomastia ou gordura, pode apalpar a área das mamas, perto da aréola. Se a região estiver dura, densa ou dolorida, pode ser ginecomastia. Por outro lado, se estiver mole, é porque há gordura, provavelmente se tratando de uma pseudoginecomastia.
Outras diferenças entre ginecomastia e gordura incluem:
A ginecomastia tende a ser mais firme, por vezes trazendo a sensação de um “caroço” atrás da aréola.
A lipomastia não é acompanhada de dor e sensibilidade na região, diferentemente da ginecomastia.
O aumento das mamas é mais uniforme e bem distribuído pelo peitoral na lipomastia.
Na ginecomastia, o aumento do peitoral é mais concentrado perto do mamilo, na região da aréola e não é uniforme.
A ginecomastia costuma vir acompanhada de sensibilidade e inchaço na região. A sensação dolorida costuma ser especialmente presente próximo aos mamilos.
A pseudoginecomastia (lipomastia), é muito confundida com a ginecomastia, são duas condições clinicamente parecidas. No entanto, elas têm causas e tratamentos diferentes entre si.
Por esse motivo, independentemente se você acha que tem ginecomastia ou gordura, é fundamental que qualquer alteração nas características das mamas sejam avaliadas por um especialista.
Se você está preocupado com o formato do seu peito, agende uma consulta avaliativa. A Pommes é especialista, em tratar a pseudoginecomastia, atendemos em São Caetano do Sul desde 2011, você pode conferir os resultados de pacientes em nosso Instagram @pommesestetica.
Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta avaliativa!
(11) 4225-1577
Comments